NOTÍCIAS

Fiscalização de veículos por câmeras entra em vigor em Sorocaba; confira os locais

Entrou em vigor nesta segunda-feira (11) a fiscalização de veículos pelo sistema de videomonitoramento em Sorocaba (SP).
Foram instaladas 67 câmeras em diversos pontos da cidade que podem ser usadas para flagrar infrações de motoristas.
A mudança que, de acordo com Urbes - empresa responsável pelo trânsito e transporte na cidade - é autorizada pela resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde 2015, permite aos agentes a emissão de multas em tempo real, 24h por dia.
Os locais onde há câmeras instalas estão sinalizados com placas, ainda segundo a Urbes. Anteriormente, os equipamentos eram usados exclusivamente para o monitoramento do fluxo de veículos em caso de acidentes e em horários de pico.
Segundo a Urbes, o objetivo da fiscalização é coibir irregularidades, como veículo parado sobre a faixa de pedestre, estacionamento em local proibido e não dar preferência ao pedestre na travessia, conversão em local proibido e uso do celular ao volante.
Para isso, serão usadas imagens detectadas ao vivo, e não cenas gravadas ou arquivadas no Centro de Controle Operacional (CCO).

Fonte: Portal G1 - https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/fiscalizacao-de-veiculos-por-cameras-entra-em-vigor-em-sorocaba-confira-os-locais.ghtml